Pesquisar este blog

05/05/2011

Capela de Santa Cruz

Poços de Caldas, seguindo a tradição mineira, construiu sua primeira capela de Santa Cruz no morro do Itororó (porém não se tem a data da sua construção) conforme registro no Livro do Tombo da Paróquia de N. S. da Saúde (pag. 3-4), porém a capela foi demolida na década de 1920.
Em 1895, foi edificada uma nova Capela de Santa Cruz no alto do morro fronteiriço à Praça Senador Godoy (atual Pedro Sanches), morro este que recebeu o nome daquela evocação até ser construído sobre ele o Santuário de N. S. de Fátima.
Iniciou-se então com grande pompa a festa de Santa Cruz precedida de um tríduo, de 19 de abril a 3 de maio, quando era celebrada a missa seguida de solene procissão.
Após a construção da Igreja de São Benedito, a tradicional procissão de Santa Cruz descia pela Rua do Vai-e-Volta (atual Barão do Campo Místico) enfeitada com bandeirolas, parava defronte a residência do Dr. Mário Mourão, na Rua Junqueiras, onde a ela se incorporava a imagem de N. S. do Rosário, seguindo pela Praça Pedro Sanches, Av. Francisco Salles, Rua Santa Catarina, de onde subia pela Rua Rio de Janeiro para o Santuário do Santo Negro, dando início à Festa de São Benedito.
Em 1985, a Capela foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Turístico e Artístico Municipal. Em 7 de novembro de 1987, a Capela de Santa Cruz foi entregue à comunidade totalmente remodelada e restaurada, sendo uma das relíquias históricas da estância.
Atualmente, os Ternos de Congos realizam o tradicional levantamento do mastro, com o início da procissão na Capela de Santa Cruz, onde recebem a benção de um frei franciscano (do Santuário de N. S. de Fátima). Cada Terno de Congo faz a sua reverência à Santa Cruz e todos juntos saem em procissão em direção à Igreja de São Benedito; passando pela Rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Basílica de N. S. da Saúde (onde incorporam a imagem de N. S. do Rosário – após ser coroada durante a missa à procissão) e seguem pela Rua XV de Novembro, Rua Correa Neto e chegam à Igreja de São Benedito.


Megale, Nilza Botelho
Memórias Históricas de Poços de Caldas



 

Um comentário:

  1. olá,
    eu me chamo isabelli e fui a esta festa muito legal que eu adorei tambem fui assistir a apresentação da retirada dos caiapos da mata fui com minha professora SILVANA BRUNORIO e com minha sala foi muito legal adoraria ir de novo mais nao me esqueci do lindo macacos que estavam lá.
    beijos
    este foi meu comentario
    tchau*-*

    ResponderExcluir