Pesquisar este blog

03/05/2011

Jesus e os Reis Magos - História Bíblica


Lucas 2.2-20

Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, imperador romano que dominava toda a região, convocando a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.

Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José (o carpinteiro) também subiu de Nazaré, na Galiléia, para a Judéia, à Belém, Cidade do antigo rei Davi, Por ser ele (José) da casa e família de Davi, a fim de alista-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, (280 dias) e ela (Maria) deu a luz ao primeiro filho (primogênito), enfaixou-o e o deitou numa manjedoura (cocho, comedouro para animais) porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Havia naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite (3 turnos de 4 horas).

E um anjo do Senhor desceu onde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse:
- Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
E subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
- Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.
Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.
E vendo-o divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.

Voltaram então os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

A visita dos Magos – Mateus 2.2-12

Jesus, nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente (Ásia) a Jerusalém, e perguntavam:
- Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém. Então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas, indagava deles onde o Cristo nasceria.

Em Belém, respondiam eles. Porque assim está escrito por intermédio do profeta:
E, tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar meu povo, Israel.

Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera, e, enviando-os a Belém, disse-lhes: - Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino e quando o tiverdes encontrado avisai-me para eu também ir adorá-lo.

Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.
E vendo a estrela, eles alegram-se com grande e intenso júbilo. (alegria). Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.
Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário