Capa do CD |
Folia
É um grupo de cantadores e tocadores que sai a serviço de um festeiro para angariar ofertas para a realização de uma festa.
Festeiro
É quem contrata ou encomenda a folia para sair em seu nome, normalmente para pagar uma promessa.
Oferece o café na saída do cortejo, almoço e janta na entrega.
Pode contar, também, com outros colaboradores.
Folia de Reis
Reisado, terno ou rancho.
Grupo de homens, excepcionalmente com algumas mulheres, que sai em procissão cantando e tocando em louvor aos Reis Magos, numa mistura de folclore e religiosidade, tendo como guia uma bandeira, símbolo respeitado, que segue sempre à frente do cortejo.
Bandeira
A bandeira de pano é substituída, às vezes, por um quadro com a imagem da Sagrada Família junto aos Reis Magos e coberto por uma toalha branca. É recebida, num sinal de respeito e fé, com uma genuflexão ou de joelhos e beijada pelos foliões, festeiros e patrões. (os donos das casas visitadas)
Foliões
Participantes da folia. (Instrumentistas, cantadores, bandeireiros)
Reis Magos
Gaspar, Belchior e Baltazar.
Magos
Como eram chamados os antigos sacerdotes ou astrólogos que tinham o dom da adivinhação. Viviam na antiga Média, Hoje Ásia, desde o século VIII A.C.
Festa de Reis
É uma festa popular de caráter religioso, celebrada em 6 de janeiro, em comemoração à visita dos reis magos ao presépio também chamado de epifania.
Presépio
Era o lugar onde se recolhia o gado (Curral, estábulo, estrebaria).
Hoje representa o local do nascimento de Cristo e também as figuras que segundo o Evangelho estavam presentes ou chegaram logo após seu nascimento, como os pastores, os magos dentre outros.
É o local preparado pelos fiéis, nas igrejas ou em suas casas, para comemorar o nascimento do menino Jesus. (Espécie de gruta)
Epifania
É a manifestação de Jesus Cristo aos “Gentios” (pagãos) nas pessoas dos Reis Magos que o vieram adorar. Comemora-se esse acontecimento com a festa litúrgica, (cerimônia da igreja) no dia 06 de janeiro. A partir da reforma do calendário litúrgico de 1969, celebra-se no segundo domingo depois do Natal.
Toalha Branca
Simboliza o manto que cobriu o menino Jesus. Os foliões costumam usar uma tolha branca bordada com as figuras dos três Reis Magos, em volta do pescoço, identificando sua condição de participante da folia. Fonte: CD Folia de Reis do Oeste de minas, produzido e interpretado por Zé Lino
Nenhum comentário:
Postar um comentário