Pesquisar este blog

17/03/2011

2011 - Ano Cultura Popular

 CULTURA POPULAR

INTRODUÇÃO
O Brasil possui um riquíssimo patrimônio no campo da cultura tradicional e da cultura popular, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação.
Esses bens culturais de natureza imaterial e material, sobrevivem graças à força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de fazeres e de cultos das suas crenças e valores.
A cultura tradicional e a cultura popular conseguem manter com integridade, seus valores, merecendo das instituições ligadas à cultura, uma atenção muito especial e necessária.

JUSTIFICATIVA

Este projeto pretende fundamentar-se na pesquisa, registro e promoção da cultura popular, abordando-a em toda sua extensão e complexidade nos campos das idéias, das crenças, costumes, artes, linguagem, moral, direito, reconhecendo e promovendo as formas legítimas de sentir, pensar e agir do nosso povo, colaborando na preservação do nosso patrimônio e na auto-valorização dos grupos sociais que a praticam.
Pretende-se com ele atingir o público de todas as idades, escolaridade, religiões dos diversos segmentos sociais e a comunidade escolar.

OBJETIVO PRINCIPAL
Colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico de Poços de Caldas, realizando investigações e discussões através de pesquisas de campo, objetivando a troca de conhecimentos e a valorização da cultura popular.



Os módulos contarão com o apoio e a colaboração de auxiliares de bibliotecas, supervisores, professores das unidades de ensino que aderirem ao projeto, das Bibliotecas Públicas Municipais, da Associação de Congos e Caiapós, da Associação dos Amigos das Bibliotecas Públicas, da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário